top of page

Origem e história da raça
Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Devido à sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, valentes e devotados. 


Características

Famoso por ser um cão bastante equilibrado, e também possuir um instinto territorial muito aguçado, ainda assim é uma raça tranquila, muito apaixonada por seus proprietários e também bastante resistente. Outra grande qualidade da raça é a boa convivência com outros animais, contanto que da mesma forma como com a convivência com crianças, tenha sido acostumado desde cedo. 

Cabeça
De tamanho médio, largo entre as orelhas e, visto de lado, é moderadamente convexo na linha frontal. Ponta do osso occipital bem desenvolvida, mas sem exagero. Stop bem marcado.

Focinho
Não deve ser nem alongado nem curto relativamente à região craniana. Vinculo nasal recto, largo na base.

Dentes

Forte e completa (42 dentes), os incisivos superiores fecham em tesoura sobre os inferiores.

 

Olhos

São de tamanho médio, em forma de amêndoa e cor castanha escura. Expressam fidelidade e ternura. As pálpebras devem estar bem unidas.

 

Orelhas

De tamanho médio, caídas, triangulares, muito separadas entre si e de inserção alta na cabeça, de modo a que aparente maior largura de cabeça quando o cão está com as orelhas em atenção.

 

Pescoço

Forte, de comprimento moderado, emerge dos ombros formando uma linha dorsal ligeiramente arqueada, seco, sem papada nem pele solta na garganta.

 

Corpo

Amplo, largo e fundo ( aprox. 50 % da altura à cruz) a parte
anterior bem desenvolvida e costelas bem arqueadas.

 

Abdómen Flancos não encolhidos até cima.

 

Membros anteriores
Vistos de frente os membros dianteiros são rectos e não têm uma posição fechada. Vistos lateralmente os traços são rectos. A omoplata é longa e a implantação posterior deverá formar um ângulo de 45º .

 

Membros posteriores

Vistos de trás os membros posteriores são direitos não muito fechados. Quando descontraído,  formam-se ângulos obtusos entre a antecoxa  e o osso da anca,  antecoxa , a coxa e o metatarso.


Patas

Redondas, bem fechadas e com dedos arqueados. Almofadas duras e com unhas curtas, negras e fortes.


 

Cauda

Em condição natural, nivelada com a extensão da linha dorsal ; à vontade poderá ficar pendurada.

 

Pelagem
Compõe-se de pelo  e de sub-pelo. O pelo  é duro, de comprimento médio, espesso, forte, liso e aderido ao corpo; o sub-pelo não deve sobressair . Nas extremidades posteriores o pelo é um pouco maior.

De cor preta , com marcas bem definidas de afogueado no focinho, na garganta, no peito e pernas, assim como em cima dos dois olhos e debaixo da base da cauda.


 

Machos

Altura à cruz é de 61 a 68 cm .
61 a 62 cm - pequeno
63 a 64 cm - medio
65 a 66 cm – grande - Tamanho ideal
67 a 68 cm - muito grande

Peso

Aproximadamente: 50 Kgr.

Fêmeas

Altura à cruz é de 56 a 63 cm. 
56 a 57 cm - pequena
58 a 59 cm - media
60 a 61 cm - grande - Tamanho ideal
62 a 63 cm - muito grande

Peso

Aproximadamente:  42 Kgr.

 


 



 

 

 

 


 

bottom of page